Resetar Senha

clique para habilitar zoom
Carregando Mapa
Não encontramos qualquer resultado
abrir mapa
Pesquisa Avançada
Sua busca

Em setembro tem Bienal do Rio

Publicado em 15/08/2017 por Home Rio

Setembro costuma ser um mês bem agitado na cidade maravilhosa. Além de receber o Rock In Rio, também acontece a Bienal do Livro. Por isso, se você planeja visitar a cidade nesta época, não se esqueça de reservar um dia para fazer este passeio.

Em setembro tem Bienal do Rio

Fonte: Bienal do Livro do Rio.

Considerada a maior feita literária do Brasil, a Bienal do Livro acontece a cada dois anos e ocupa todos os pavilhões do Rio Centro, o maior centro de convenções da cidade. Além de centenas de expositores comercializando o melhor da literatura nacional e internacional, a Bienal também recebe vários eventos simultâneos, atraindo sempre milhares de visitantes.

Em 2017, a Bienal do Livro chega a sua 18º edição entre os dias 31 de agosto e 10 de setembro apresentando ainda mais atividades culturais para seu público. Serão 11 dias de eventos recheados de debates, oficinas, workshops e bate-papos com escritores e personalidades da área. Para quem gosta de literatura, é impossível perder o evento.

O evento começou tímido em 1983, a antiga Feira Internacional do Livro-Rio foi realizada numa área de 1,4 mil metros quadrados no Copacabana Palace. Na época, apenas 86 editores distribuídos em 104 estandes estavam presentes. Na edição seguinte (1985), a feira já foi um pouco maior, sendo montada no shopping Fashion Mall.

Foi só em 1987 que a Bienal foi transferida para o Rio Centro, passando a ocupar seus 55 mil metros quadrados. E, se no primeiro ano havia pouco mais de cem estandes, a edição de 2015 bateu todos os recordes anteriores, com 950 expositores e um público bem variado de mais de 670 mil pessoas. Desde crianças até idosos, todos querem ir a Bienal.

Bienal do livro 2017

Fonte: Bienal do Livro.

Pode até parecer piada, mas a maior atração da primeira Bienal do Livro foram dois computadores apresentados pela Editora Nobel. Neles, era possível visualizar informações sobre mais de 30 mil obras bibliográficas. O público precisava ser auxiliado por técnicos especialistas, pois, na época, esse tipo de dispositivo não era nada popular.

Ao longo de seus 34 anos de existência, a Bienal do Livro acompanhou não só a evolução da tecnologia, sempre apresentando todo tipo de dispositivo eletrônico ligado a literatura, como também a evolução dos leitores. Se as primeiras feiras eram voltadas para editores, atualmente a Bienal busca atingir todo tipo de público, principalmente os jovens.

Crianças, adolescentes e jovens adultos são os principais consumidores de livros atualmente. E, neste sentido, os organizadores da Bienal têm buscado sempre oferecer atividades variadas. Autores internacionais, assim como YouTubers que lançaram livros, se tornaram presenças constantes nas últimas edições.

Ao passear pela Bienal, é possível também encontrar estandes vendendo leitores de e-book ou mesmo livros digitais. Ainda não substituíram os livros tradicionais, mas conquistaram uma parte importante do mercado editorial e, por isso, estão cada vez mais presentes em eventos voltados para este nicho.

18º Bienal do Livro

Fonte: Bienal do Livro do Rio.

Os ingressos para a 18ª Bienal do Livro do Rio já estão à venda na internet e em diversos pontos por toda a cidade. Cada ingresso dá direito a acessar o evento durante um dia e cada pessoa pode adquirir quantos ingressos quiser. Se você deseja visitar a feira várias vezes, aproveite a venda antecipada para programar seus passeios.

18ª Bienal Internacional do Livro Rio: de 31 de agosto a 10 de Setembro de 2017, no Rio Centro (Av. Salvador Allende, 6.555, Barra da Tijuca).

Ingressos: Inteira: R$ 24,00 / Meia-entrada: R$ 12,00

Horários de Funcionamento: 31 de agosto – de 13h às 22h

7 de setembro (feriado) – de 10h às 22h

Durante a semana – de 9h às 22h

Finais de semana – de 10h às 22h

Comentários

Categoria: Novidades

Deixe uma Resposta

Seu e-mail não será publicado.