Resetar Senha

clique para habilitar zoom
Carregando Mapa
Não encontramos qualquer resultado
abrir mapa
Pesquisa Avançada
Sua busca

Conheça os principais museus do Rio de Janeiro

Publicado em 03/03/2017 por Home Rio

O Rio de Janeiro é famoso por suas belezas naturais e receptividade da população local. Porém, nem só de praias vive a cidade maravilhosa, que também oferece várias programações culturais para quem aqui chega. Conheça os principais museus do Rio de Janeiro:

Conheça os principais museus do Rio de Janeiro

Fonte: Museu de Arte do Rio.

MAR: o Museu de Arte do Rio busca estar em sintonia com o presente, mas sem esquecer do passado. Por isso, recebe diferentes tipos de exposições, tanto nacionais quanto internacionais, que buscam contar a história do Brasil e do Rio de Janeiro. Isso se transmite em sua arquitetura, que apresenta um palacete antigo e um prédio moderno, unidos por uma cobertura inspirada nas ondas do mar.

Museu do Amanhã: focado nas ciências, o Museu do Amanhã conta com muita tecnologia e dispositivos sustentáveis. O espaço se dedica a exposições voltadas a apresentar os mais diferentes tipos de ciências, com ênfase naquilo que pode ser revolucionário e ajudar o ser humano a evoluir. Além disso, a vista privilegiada da Baía de Guanabara é um atrativo a mais.

Museu Nacional de Belas Artes: um dos museus mais importantes do Brasil fica no Centro do Rio e dedica-se a realizar uma curadoria que conta a história da cidade e do país através de obras de arte. O acervo do Museu Nacional de Belas Artes já possui mais de 70 mil obras, que são apresentadas em diferentes exposições.

CCBB: O Centro Cultural do Banco do Brasil se dedica a apresentar diferentes formas de arte. Desde exposições tradicionais às mais modernas, passando inclusive por projeções de filmes e apresentações teatrais, o CCBB já se tornou um dos museus mais queridos dos cariocas. O espaço também oferece inúmeras oficinas, workshops e eventos para toda a população ao longo do ano.

Museus para visitar no Rio de Janeiro

Fonte: Rio Film Commission.

Casa França Brasil: também localizada no Centro do Rio, a Casa França Brasil dedica-se exclusivamente a apresentação e divulgação da arte contemporânea, recebendo exposições nacionais, internacionais e até eventos sobre este tema. O próprio prédio do museu possui uma arquitetura muito interessante, tornando-se também uma atração.

Caixa Cultural: o local já se tornou referência na cidade por não só receber exposições tradicionais, mas também por dar espaço a novas experimentações artísticas. A Caixa Cultural conta também com um ótimo teatro, visitas guiadas, mostras de cinema, cursos e oficinas. A maioria das atividades é gratuita ou possui preços populares.

Museu Histórico Nacional: com um acervo que possui cerca de 350 mil itens, entre eles a maior coleção de moedas e medalhas da América Latina, o Museu Histórico Nacional é considerado pioneiro na política de preservação do patrimônio nacional. O espaço costuma abrigar exposições de longa duração, além de manter seu próprio acervo acessível.

MAM: o Museu de Arte Moderna localiza-se no Aterro do Flamengo e chama atenção, primeiramente, por sua arquitetura. O museu conta com vários espaços para exposições temporárias, além de possuir seu próprio acervo, com mais de 4 mil itens. Além disso, o MAM ficou famoso por promover vários eventos, debates e workshops sobre arte moderna.

Museus no Rio de Janeiro

Fonte: Museu Nacional.

Museu de História Natural: localizado na Quinta da Boa Vista, o Museu de História Natural fica no Paço de São Cristóvão, residência oficial da família real no Rio de Janeiro durante muitos anos. Atualmente, o espaço dedica-se a apresentar um acervo histórico e científico que conta até com fósseis de dinossauros, um meteorito de 5 toneladas e múmias egípcias.

Museu Chácara do Céu: o Museu Raymundo Ottoni de Castro Maya, mais conhecido como Chácara do Céu, fica em Santa Teresa. Ele possui um acervo vasto e diferenciado que contém todo tipo de item histórico, desde coleções de diversos períodos e origens a livros raros e mobiliários de época. A Chácara do Céu também oferece atividades educativas e recreativas para a comunidade.

Comentários

Categoria: Novidades

Deixe uma Resposta

Seu e-mail não será publicado.